Causas do Zumbido

VOCÊ SOFRE DE ZUMBIDO?
APRENDA AQUI A IDENTIFICAR, ENTENDER E TRATAR SEU ZUMBIDO PARA ALCANÇAR A CURA

Crfa 5-7838/DF

Fabiana Gobo

Quem sou?

Olá, eu sou a Fabiana Gobo fonoaudióloga.
Nos meus 18 anos de formada, passando por todas as áreas da fonoaudiologia, me fixei na área da Audiologia, área da fonoaudiologia que estuda todos os aspectos audição.


Sempre tendo com uma visão Integrativa dos meus pacientes, nestes anos, encontrei vários pacientes com queixas de zumbidos, alguns até com ideias suicidas devido ao tamanho incômodo e perturbação do zumbido em suas vidas.


Observei nesta longa caminhada que muitos pacientes colocavam o zumbido a frente das suas próprias vidas, tornando-o centro da sua atenção e muitas vezes das suas vidas.


Numa busca incessante pela cura do zumbido e para se livrarem desse mal. Muitos passaram em vários médicos e tiveram como resposta, que teriam que se acostumar com o zumbido, aprender a conviver e viver com ele, pois não havia explicação e nem cura para o zumbido.

Diante dessa situação, me vi na necessidade de acolher estes pacientes, suas queixas e dores, fazendo de tudo para que eles tivessem resultados plausíveis que impactasse positivamente sua qualidade de vida e mantivessem a esperança no caminho de tratamento e cura do zumbido.

🚀 Junte-se ao nosso Grupo no Telegram! 🚀

Receba suporte contínuo e acompanhamento dos profissionais do nosso grupo para monitorar o progresso do tratamento e fazer ajustes conforme necessário.

🤔 Causas do Zumbido

A primeira coisa que precisamos entender é que o zumbido é um sintoma,  assim como uma febre pode ser sintoma de vários tipos de infecção ou inflamação no seu corpo, o zumbido no seu organismo se comporta da mesma forma, como um alerta, um alarme que faz com que você preste atenção no seu corpo e faça uma busca, para encontrar os motivos, os porquês deste alarme ter sido ativado e estar impactando de tamanha forma a sua vida.

Ressaltamos que a avaliação de um profissional especializado em audição, um otorrinolaringologista é fundamental. Pois este é o profissional capacitado para mapear as causas e fazer os encaminhamentos para os profissionais que iram tratar as possíveis origens do zumbido.

O zumbido sendo um sintoma, tem inúmeras causas. Vamos agora falar um pouco de cada uma dessas causas para que você consiga refletir sobre elas e observar se você tem algum desses sintomas. Facilitando a sua busca por profissionais que possam confirmar se sua queixa é a causa é real que se está relacionada ao zumbido.

👂 Perda Auditiva

Uma das causas mais comuns do zumbido é a perda auditiva principalmente a perda auditiva nas frequências mais agudas. É como se o seu cérebro começasse a sentir falta do som que antes chegava e ativa a produção de som no cérebro

Sendo este som virtual, estando somente na sua cabeça, ele te incomoda principalmente nos cenários de silêncio, porque ele se encontra mais alto e mais perceptível podendo causar dificuldades para dormir.

Mas quais são as causas das perdas auditivas?

O primeiro passo é consultar um otorrino pra que ele possa te indicar exames que vão verificar quais são os motivos desta perda auditiva, se você realmente está com perda auditiva, qual o grau desta perda e quais são as características dela.

Quando se esta no inicio de um quadro de perda auditiva a pessoa geralmente sente dificuldade para entender o que as pessoas estão falando em ambientes com mais ruído, a televisão começa a ficar mais alta e pode começar ter dificuldade para ouvir ao telefone. Neste momento o zumbido aparece, como um alerta do seu corpo para que você observe e procure um medico para avaliar a sua audição.

Perdas auditivas iniciais são mais fáceis de serem tratadas e tem melhores prognósticos, quando diagnosticadas no inicio.

Por isso orientamos que as visitas ao medico otorrinolaringologista seja feita com frequência anual.

🚀 Junte-se ao nosso Grupo no Telegram! 🚀

Receba suporte contínuo e acompanhamento dos profissionais do nosso grupo para monitorar o progresso do tratamento e fazer ajustes conforme necessário.

🔊 Exposição a ruídos

A Perda auditiva pode aparecer por várias causas, uma delas e a Exposição a ruídos.

Pessoas que estão frequentemente expostas a ruídos altos, sejam no trabalho (como em construções ou fábricas) ou por lazer (como ao ouvir música alta), podem desenvolver perda auditiva induzida por ruído e consequentemente o zumbido.

Você já passou pela experiência de sair de um show e após no silêncio um apito é disparado em seu ouvido?  Isto acontece porque a exposição ao

ruído foi de alta intensidade, sendo assim, ocorre uma resposta do seu sistema auditivo de que ele não estava em boas condições de exposição, na maioria

 das vezes este zumbido é transitório, porem se esta exposição for prolongada ou por repetidas vezes, podem ocorrer lesões na cóclea, se são IRREVERSÍVEIS, se instalando uma perda auditiva neuro sensorial, que ira te acompanhar pelo resto da sua vida, pois este celular quando lesionadas não se regeneram.

Isso também pode ocorrer por uso de fones de ouvido por tempo prolongado. Ao longo do tempo essa célula da cóclea vão sendo agredidas, até serem lesionadas e a perda auditiva se instalar.

Este é um tipo de perda auditiva que você pode evitas com bons hábitos auditivos, tendo misericórdia dos seus ouvidos e não só tendo atenção a sua audição quando ela já está sucumbindo.

👨‍🦳 Perda Auditiva relacionada à idade

Conforme envelhecemos, todo o nosso corpo sofre uma degeneração, com a nossa audição não é diferente.

Algumas pessoas apresentam a perda auditiva pela idade (Presbiacusia) mais cedo, algumas mais tarde. O que está ligado ao tempo de exposição aos ruídos, ao longo da vida e também a fatores hereditários.

Muitas dessas perdas pelo envelhecimento da audição podem estar acompanhadas de zumbido e com a redução da compreensão de fala em ambientes sociais mais ruidosos.

🚀 Junte-se ao nosso Grupo no Telegram! 🚀

Quer acesso a conteúdos exclusivos e acompanhamento especializado?
Não perca tempo!

Junte-se ao nosso grupo agora e aproveite tudo o que temos a oferecer.
As vagas são limitadas, então garanta o seu lugar enquanto ainda está disponível.

ReabilitaSom

Aparelhos auditivos

ReabilitaSom | © 2022 Brasília DF